top of page

Plano Alimentar Mediterrâneo: 7 Dias Sem Glúten e Sem Laticínios de Vaca (Parte 2)

  • Foto do escritor: Rosangela Arnt
    Rosangela Arnt
  • 23 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de jul.

Elaboração: Dra. Rosangela Arnt (@rosangelaarnt; www.rosangelaarnt.com.br; canal do YouTube Rosangela Arnt; grupo especial no Telegram: https://t.me/SentinelaPreventiva)


Cardápio Semanal
Cardápio Semanal

Cardápio Semanal


Dia 1


  • Café da Manhã: Omelete de 2 ovos com espinafre fresco picado, tomate cereja e um fio de azeite de oliva extra virgem. Acompanhe com uma porção de frutas vermelhas (morango, mirtilo, cereja fresca, amoras).

  • Almoço: Salada de Grão de Bico Mediterrânea (veja receita abaixo) com pepino, tomate, cebola roxa, azeitonas pretas e pimentão amarelo, temperada com azeite de oliva e limão.

  • Lanche: Punhado de amêndoas (30g) e uma maçã.

  • Jantar: Peixe Branco Assado com Legumes e Ervas (veja receita abaixo) – utilize filé de tilápia ou merluza assado com brócolis e batata doce em cubos, regados com azeite e alecrim.


Dia 2


  • Café da Manhã: Vitamina de banana e mamão com leite de coco (sem açúcar) e uma colher de sopa de sementes de chia.

  • Almoço: Sopa de Lentilha e Vegetais (veja receita abaixo) – uma tigela generosa com cenoura, abobrinha e couve, finalizada com um fio de azeite de oliva.

  • Lanche: Palitos de cenoura com uma pequena porção de homus (pasta de grão de bico, sem tahini para simplificar, ou caseiro).

  • Jantar: Frango grelhado em cubos com quinoa cozida e salada verde variada (alface, rúcula, agrião) temperada com azeite de oliva e vinagre balsâmico.


Dia 3


  • Café da Manhã: Tapioca feita com goma de mandioca (naturalmente sem glúten) recheada com ovos mexidos e tomate picado. Uma porção de frutas (ex: fatias de melão).

  • Almoço: Salada grande com folhas verdes, pepino, tomate, cebola roxa, azeitonas pretas e cubos de batata doce assada. Adicione atum em conserva (em água ou azeite) e tempere com azeite de oliva, orégano e vinagre de vinho tinto.

  • Lanche: Iogurte de búfala natural (pequena porção, cerca de 100g) com algumas frutas vermelhas.

  • Jantar: Escondidinho de Mandioca com Carne Moída (veja receita abaixo) – use purê de mandioca com manteiga sem lactose e recheio de carne moída com molho de tomate.


Dia 4


  • Café da Manhã: Mingau de aveia (certificada sem glúten) feito com água ou leite de amêndoas, decorado com rodelas de banana e um punhado de nozes picadas.

  • Almoço: Salmão grelhado com aspargos cozidos no vapor e uma pequena porção de arroz integral.

  • Lanche: Mix de castanhas (caju, do Pará) e damascos secos.

  • Jantar: Pizza de abobrinha: utilize fatias grossas de abobrinha como base, cubra com molho de tomate caseiro, vegetais picados (cogumelos, pimentões, cebola) e um toque de queijo de búfala (mozzarella fresca) antes de assar até a abobrinha ficar macia.


Dia 5


  • Café da Manhã: Torrada de Batata Doce com Abacate e Ovo (veja receita abaixo) – fatias de batata doce assadas no lugar do pão, com abacate amassado e um ovo cozido ou pochê.

  • Almoço: Tabule de quinoa: quinoa cozida misturada com tomate picado, pepino, salsinha, hortelã, cebolinha e temperado com azeite de oliva e suco de limão.

  • Lanche: Punhado de azeitonas pretas e um tomate cereja.

  • Jantar: Caldeirada de frutos do mar: uma mistura de camarão, lula e peixe branco cozidos em um molho leve de tomate com cebola, alho, pimentões e azeite. Sirva com mandioquinha cozida.


Dia 6


  • Café da Manhã: Panqueca de banana e ovo (amasse uma banana madura com 2 ovos e cozinhe na frigideira com um pouco de azeite), sirva com frutas frescas picadas.

  • Almoço: Salada de lentilha: lentilha cozida misturada com legumes assados (berinjela, abobrinha, pimentões) e temperada com azeite de oliva e ervas finas.

  • Lanche: Smoothie de frutas vermelhas com água de coco.

  • Jantar: Sardinha assada no forno com batatas ao murro (batatas pequenas cozidas e amassadas levemente, assadas com azeite, alho e alecrim) e uma salada de folhas verdes escuras.


Dia 7


  • Café da Manhã: Ovos mexidos ou pochê sobre purê de mandioquinha (feita com azeite ou manteiga sem lactose e caldo de legumes), finalizado com um fio de azeite e salsinha.

  • Almoço: Sobras da caldeirada de frutos do mar ou um prato de legumes grelhados (abobrinha, berinjela, pimentões) com um filé de frango ou peixe grelhado.

  • Lanche: Cenouras baby e alguns pedaços de queijo de búfala fresco.

  • Jantar: Frango ensopado com vegetais variados (cenoura, batata, chuchu, couve) e mandioca cozida em pedaços, preparado com azeite de oliva.

 
 
 

Comentários


bottom of page